Páginas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010


A pouco tempo recebi um e-mail de uma amiga de faculdade chamada Edemara, para retratar um assunto pertinente a muitos que utilizam como meio de locomoção os trens da CPTM. Na estação do Piqueri, fecharam uma das passagens para dar acesso apenas às pessoas que moram no condomínio próximo da estação e as pessoas que não moram no condomínio, para terem acesso a estação precisam passar por um corredor estreito e sem iluminação pública...

São Paulo, 18 de setembro de 2010
A Estação do Piqueri irá fechar?????
Reflexão.
Aos Cidadãos Conscientes.
Assunto: Fechamento das entradas de Acesso da Estação do Piqueri.
Trata o presente das questões referentes ao fechamento de acesso a Estação do Piqueri  ( Sentido Pastorinho- Estação Piqueri ou vice-versa).
Interessados: O Povo
Esta semana  o povo, trabalhadores, estudantes, donas de casa ...  Depararam  com  umas catracas e  há uns poucos metros a frente no alto uma placa:
“Entrada para moradores.
Visitantes,  identifique-se”.         
Ao meu lado uma senhora que havia percorrido o espaço da Marginal, onde estão situados  os prédios  próximo ao Toronto, ficou angustiada e disse:
“ E agora, o que faço?
Preciso pegar o trem, tenho consulta marcada, tenho sessenta anos, há trinta moro aqui, como pode? 
Esta é uma pergunta que temos que fazer às autoridades competentes, baseados na Carta Magna do País.  (Constituição Federal), mas especificamente em seus artigos 5° nos termos seguintes:
XXXIII “Todos têm direito a receber dos órgãos  públicos  informações  de seu interesse particular, ou de interesse  coletivo e gral, que serão prestados no prazo da lei(...);
LXXIII- Qualquer cidadão é  parte  legitima  para propor ação que vise anular ato -lesivo ao patrimônio público ou de entidade(...);
E em seu artigo 5°:
XVI-È livre a locomoção no território nacional (..);
Pedimos providências quanto aos aspectos legais referente ao tema tratado acima.
È direito que o povo prejudicado com estas ações sejam a eles apresentados comprovantes  da privacidade do espaço determinado;
E que:
Se o espaço determinado for legalmente de propriedade do Condomínio interessado, caberá a nós acatar a lei,
Contudo caberá direito ao povo pedir a CPTM, que o muro aberto ao fundo do Condomínio seja fechado para acesso  a Estação do Piqueri,. Por quê?
Porque o espaço  onde existe o portão amarelo,   ultrapassando ele, todos são proprietários, é do governo do Estado, então pertence ao povo , e o que pertence ao governo não pode ser privilegio de poucos.
 Não importa a metragem, ( seiscentos, setecentos metros, um metro, não importa é do povo em geral e de todos como cidadãos livres , iguais e comuns,usufruirão do espaço  que  eles construíram para o povo,aquele que construíram em cima da calçada para o povo ter  acesso a Estação Piqueri.  
Um espaço que fere a dignidade  de  qualquer cidadão consciente de seu direitos.
A CPTM é propriedade do Povo, portanto seu acesso não pode ser privilegiado. Ela não pode ser quintal de ninguém, ela é muito maior.  Entendemos que deve haver  um engano, não acreditamos que o povo do referido condomínio sejam condescendentes as ações  citadas, sabemos que sua população é maior que muitos Municípios, mas tem consciência que não são maior que a lei, e o que está acontecendo deve ser fruto de alguém com resquícios  de um Hugo Chaves da vida.
Acreditamos na Carta Magna, caso as catracas funcionem entraremos na justiça com petição para que feche o portão amarelo  e assim sendo, todos terão que dar a volta  e  passar pelo matadouro,

  caso contrário podemos rasgar a Carta Magna e acreditar  em uma frase que lemos em  algum lugar, simples mas de uma grandeza infinita . Eis a frase:
“Se ages contra a justiça e eu te deixo agir, a injustiça é minha.”
Cabe a todos a reflexão.
Uma cidadã.
Edemara Macena.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Camisetas e Agasalhos FATEC-JD

quinta-feira, 1 de abril de 2010

BBB 10: Putaria ao vivo!!!

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A décima (está indo longe) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.
Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB 10 é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir esse programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos na mesma casa, a casa dos heróis?, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB 10 é a realidade em busca do IBOPE: é putaria ao vivo!!!

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB 10. Ele prometeu um zoológico humano divertido. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Se entendi corretamente as apresentações, são 15 os animais do zoológico: o judeu tarado, o gay afeminado, a dentista gostosa, o negro com suingue, a nerd tímida, a gostosa com bundão, a não sou piranha mas não sou santa, o modelo Mr. Maringá, a nordestina sorridente, a lésbica convicta, a DJ intelectual, o carioca marrento, o maquiador drag-queen e a PM que gosta de apanhar (essa é para acabar!!!).

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados. ..
Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo santo dia.

Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, ONGs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).

Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o escolhido receba um milhão e meio de reais. E aí vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?
(Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores) .
Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um artigo de Jabor, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar..., ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins..., telefonar para um amigo..., visitar os avós..., pescar..., brincar com as crianças... namorar... ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.

DOM VICENTE COSTA - BISPO DIOCESE DE JUNDIAÍ

Fonte: Recebi o texto por e-mail.

sábado, 30 de janeiro de 2010

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

2010 cheio de perspectivas

Já faz tempo que não escrevo no blog, tenho pego informações e simplesmente compatilhado aqui. Mas senti a extrema necessidade de compartilhar meus pensamentos e vim falar de 2009. Neste começo de 2010 venho ressaltar algumas coisas que me surpreenderam, pois não imaginava que tornaria proporções tão grandes (mesmo que não considerem, em minha concepção houve sim grandes proporções).

O surgimento do mais novo jornal da cidade, o Oxê!, um jornal realizado por cidadãos moratenses independentes, veio em 2009 de forma crítica como um movimento popular trazer informações para a população de nossa cidade, sem colunas popularmente ditas vendidas e manipuladas pela administração municipal.

As ações corajosas e incessantes do grupo Moratéia Desvairada, que através da luta pela cultura moratense, vem atuando em Francisco Morato um fabuloso trabalho de mobilização popular, conscientização e movimentação política. Meu acompanhamento e participação direta ou indireta em tal movimento de fato se fazem presentes pelo objetivo em beneficiar a população que tanto necessita de movimentação popular.

Tanto o “Oxê!” quanto o Moratéia Desvairada, a meu ver, sem duvida podem acrescentar positivamente a população moratense.

Surpreendi-me também com confusões internas dentro de partido político, que prendem ações em núcleos de todo Brasil. E a incapacidade de outros partidos a governarem cidades que carecem de uma gestão de qualidade.

Dentre muitos acontecimentos, que em mais um ano muitas coisas fizeram com que o cotidiano de uma mera garota de idéias sociais, mudasse completamente, porém, sem dispersar os objetivos e sonhos. Estudando em uma faculdade Estadual o único curso dito da área de humanas da rede Centro Paula Souza, em busca de realizar ainda mais benefícios ás pessoas.

Que 2010 seja ainda mais recheado de mudanças e conquistas. Quero me surpreender muito esse ano! Perspectivas em alta!

Juliana Perez